sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Pergunta nº 6

6- Quais as duas palavras que dão origem à palavra "informática": Em 1957, o cientista da computação alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatica: Informationsverarbeitung ("Informática: processamento de informação").
A palavra portuguesa é derivada do francês informatique, vocábulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir do radical do verbo francês informer, por analogia com mathématique, électronique, etc.
Em português, há profissionais da área que também consideram que a palavra informática seja formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do Computador.

Pergunta nº 5

5- Qual a origem da palavra computador: Computador tem origem no idioma latim(computator) que ou aquele que computa. Equipamento eletrónico capaz de calcular, testar pesquisar e editar informações de acordo com instruções estabelecidas e segundo uma combinação binária, obedecendo a um conjunto de operações aritméticas e lógicas.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Pergunta nº 4

4- Define:

a) Informática: Chama-se genericamente informática ao conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.
















Computador: Denomina-se computador uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.













Burótica: Aplicação da informática em escritórios, de casas ou de empresas.
















Telemática: Telemática é a comunicação a distância de um conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações.












Domótica: A Domótica é uma tecnologia recente que permite a gestão de todos os recursos habitacionais. O termo “Domótica” resulta da junção da palavra latina “Domus” (casa) com “Robótica” (controlo automatizado de algo).






















Controlo e automoção: Engenharia de controlo e automação, é a área dentro da engenharia voltada ao controle de processos industriais utilizando-se para isso de elementos sensores, elementos atuadores, sistemas de controle, Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados e outros métodos que utilizem os recursos da eletrónica, da mecanica e da informática.


Fonte:

Pergunta nº 3

3- Diferença entre tecnologias da informação e tecnologias da informação e comunicação: A Tecnologia da Informação pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para as tecnologias da informação são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.

Chamam-se de Tecnologias de Informação e Comunicação as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990.

*A tecnologia da informação está liada às mais diversas áreas a tecnologia de informação e comunicação é o método para comunicar.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_da_informa%C3%A7%C3%A3o

Pergunta nº 2

2- Diferença entre dados e informação:
Dados podem consistir em: numeros, palavras, imagens ou medidas.
Informação está intimamente ligada a: Restrição, comunicação, controle, instrução etc...

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dados

Pergunta nº 1

1- Define:
a) Ciência: Ciência refere-se tanto a:
Investigação racional ou estudo da natureza, direccionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico– um processo de avaliar o conhecimento empírico;
O corpo organizado de conhecimento adquirido por tal pesquisa.

b) Técnica: Técnica é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou noutra atividade.

c) Tecnologia: Tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnica

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia